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quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Plano de Ensino - História da alimentação


DESCRIÇÃO

No primeiro ciclo do Ensino Fundamental os alunos devem iniciar o estudo de História com o foco no presente, identificando as diferenças e semelhanças entre eles mesmos e entre eles e suas famílias e as pessoas que trabalham na escola, para desta forma poder confrontar com o passado. A partir da própria cultura e das pessoas que vivem ao seu redor, os alunos podem compreender a diversidade e a história de seu próprio tempo e do passado. Pensando na identificação da temporalidade, que deve ser apreendida pelas crianças, escolhemos o tema história da alimentação.

A alimentação está totalmente inserida no nosso cotidiano, não importando a idade, o sexo, a classe social ou o tempo histórico, por isso é um tema que pode ser tratado de inúmeras perspectivas, auxiliando na investigação do ensino de história. Partindo do cotidiano da própria criança, o objetivo de trabalhar a história da alimentação é fazer com que a criança adquira noção espacial e temporal, compreendendo a si mesma e o tempo em que vive, a partir dos tempos passados, confrontando suas semelhanças e diferenças, e descobrindo as permanências e transformações no modo de vida social e cultural do presente e do passado.

Ao entrarem na escola, as crianças passam a conviver com um grupo de pessoas diferente do que estão acostumados a conviverem em casa. Esse grupo é caracterizado na diversidade e, ao mesmo tempo, na relação entre iguais. O estudo da história da alimentação tem como objetivo também trabalhar a diversidade das culturas a partir da comida típica de cada região do Brasil e do indios.
È importante ressaltar que este é um projeto da disciplina de história (Ciências Sociais), e que devem ser focados somente perspectivas pertinentes à esta área do conhecimento. Ao trabalhar com comida e alimentação dentro da sala de aula é muito fácil direcionarmos o estudo para a área da biologia (Ciências Naturais), ou minimizar as discussões ao gostar e não gostar da comida de cada lugar. Mas, não deixa de ser possível fazer um projeto interdisciplinar para englobar todas as perspectivas.
Este plano de ensino pode ser trabalhado no 1° ou 2° ano do ensino fundamental, de escolas públicas ou particulares, pois como dissemos anteriormente, o mais interessante deste tema é que é comum a todos os tipos de pessoas. Dependendo do tempo disponível é possível ainda, trabalhar com o tema da fome. Porém, a alimentação é um tema que pode ser projeto das séries posteriores, podendo ser inseridos estudos mais profundos sobre o tema, além de perspectivas interdisciplinares, como o estudo dos nutrientes junto ao sistema digestório.

JUSTIFICATIVA

Escolher temas relevantes a serem estudados na escola deve partir das problemáticas encontradas na escola e na rotina diária das crianças. Essas problemáticas devem também estar relacionadas com as problemáticas regionais, nacionais e mundiais.
Oferecer essa gama de problemáticas aos alunos se faz para que eles criem um repertorio intelectual e cultural para que possam, assim, estabelecer identidades e diferenças com outros indivíduos e com grupos sociais presentes na realidade dos alunos.
A escolha do tema desse Plano ajuda a mostrar aos alunos a presença de outros tempos, outros modos de sobreviventes do passado, outros costumes e outras modalidades de organização social, que continuam, de alguma forma, presentes na vida das pessoas e da coletividade.
Como o ensino e a aprendizagem da História estão voltados, inicialmente, para atividades em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas, tanto quanto na história da alimentação.

“Alimentar-se é um ato nutricional, comer é um ato social, pois constitui atitudes ligadas aos usos, costumes, protocolos, condutas e situações. Nenhum alimento que entra em nossas bocas é neutro. A historicidade da sensibilidade gastronômica explica e é explicada pelas manifestações culturais e sociais como espelho de uma época e que marcaram uma época. Neste sentido, o que se come é tão importante quanto quando se come, onde se come, como se come e com quem se come. Enfim, este é o lugar da alimentação na História.” (SANTOS, 2005)

OBJETIVOS
O objetivo do estudo da história da alimentação é que a criança seja capaz de produzir conhecimento histórico, confrontando semelhanças e diferenças sociais e culturais, de dimensão cotidiana, em relação ao seu grupo de convívio e aos tempos passados; Ela deverá conhecer a alimentação em seus aspectos culturais e históricos, identificando-a como um elemento da cultura que se transforma de acordo com as mudanças na sociedade, compreendendo os fatores geográficos, econômicos e políticos que se relacionam com a dieta do povo brasileiro, em um dado momento histórico. É objetivo ainda que a criança aprenda sobre as regiões do Brasil e suas diferentes culturas, e sobre os índios e sua influencia em nossa cultura e vice-versa.
Sendo assim, o principal objetivo é a criança “reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço” (PCN), adquirindo noção espacial e temporal.
SELEÇÃO DE CONTEÚDOS
Atividade 1
No primeiro dia deve ser feita uma contextualização do tema com as crianças. Primeiro devemos fazer com que as crianças pensem nos outros, como os outros comem. Para isso vamos selecionar imagens de outros povos comendo e mostrar para as crianças. A ideia é provocá-las com as imagens a pensar no que há de diferente no modo de comer.
A partir das imagens eles devem dizer o que eles já sabem de outras culturas quanto à forma de comer, os tipos de comida e os hábitos alimentares, junto com todo o grupo.
Atividade 2
Nesse segundo momento as crianças podem estar sentadas em roda; A professora deve perguntar o que elas comem em casa, para que elas percebam a diferença entre as comidas que cada um come e comparar com a discussão feita na atividade anterior.
Os alunos deverão fazer uma pesquisa perguntando aos pais e avós quais os alimentos que comiam quando eram crianças e registrar em seus cadernos.
Atividade 3
Começar a aula identificando quais as alterações mais frequentes nos hábitos alimentares dos pais das crianças. Fazer um painel na lousa com as descobertas dos alunos e, antes que cheguem a qualquer conclusão, perguntar quais razões podem ter influenciado as mudanças nos hábitos alimentares de seus pais e quais alimentos comuns entre a maioria. Anotar as hipóteses levantadas pela classe. Alimentos como arroz e feijão provavelmente irão aparecer na maioria dos cardápios, a partir desses alimentos deve se iniciar uma discussão a respeito das comidas da cultura brasileira.
Atividade 4
 A partir da quarta atividade a professora deve dividir a turma em duplas que deveram trabalhar sempre juntas. Voltar à tabela feita na aula anterior e pedir aos alunos que levantem hipóteses de razões geográficas e culturais para as mudanças nos hábitos alimentares em relação aos pais e avós.
Atividade 5
Selecionar uma região, ou estado do Brasil para cada dupla para iniciarem uma pesquisa sobre as comidas típicas da região escolhida. Nessa atividade as crianças devem pensar em duas questões: qual a comida típica da região e por que ela é a comida típica. Uma das duplas deve ficar responsável pela pesquisa da comida dos índios. A pesquisa pode ser feita na internet, com entrevista aos pais, avós ou colegas que conheçam ou tenham vindo daquela região do país. A atividade 5 pode ser feita em vários dias, ou semanas. Ao longo dela deve ser produzido um texto com as informações recolhidas.
Atividade 6
As crianças deverão apresentar para todo o grupo as informações que foram recolhidas durante a pesquisa. Pode ser interessante fazer um piquenique com a turma, cada dupla pode trazer um prato da região estudada.
RECURSOS DIDÁTICOS
Imagem de pessoas de outros povos comendo para provocar uma discussão da turma quanto às maneiras do outro comer. 

Internet – Pesquisa das comidas típicas das diferentes regiões do Brasil.

Computador – Produção escrita a partir da pesquisa realizada.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A partir das pesquisas realizadas pelas crianças, as duplas deveram produzir um texto sobre as comidas típicas da região; As crianças devem também fazer uma relação dos pratos pesquisados com os tipos de alimentos plantados em cada região e também com a história de cada lugar (a influência dos escravos, dos europeus e do povo indígena em cada região/prato).
Junto com o texto elas deveram anexar uma receita de um dos pratos típicos da região. Elas serão avaliadas quanto ao conteúdo das pesquisas (escolha de informações) e quanto ao entendimento das mudanças da cultura de região para região. O professor, assim, é possibilitado de avaliar os aluno quanto ao conteúdo das pesquisas (escolha de informações) e quanto ao entendimento das mudanças da cultura de região para região.

BIBLIOGRAFIA

Parâmetros curriculares nacionais : história, geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1997. In: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf. Acessado em 10/09/2011.

Nadai, Elza. O ensino de história e a escola de 1º grau. Revista Faculdade Educação. Dez 1989, vol.15, n°.2, p.152-160

SANTOS, C. R. A. dos. A alimentação e seu lugar na História: os tempos da memória gustativa. História: Questões & Debates, Editora UFPR. Curitiba, n°. 42, p. 11-31, 2005.

Trabalho realizado na Disciplina Metodologia de História em novembro de 2011 em coautoria com Lígia Mariz. 

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